quarta-feira, 11 de março de 2009

SponsorShip de Esposa ou Esposo


Já faz algum tempo que não escrevo no Blog, estou trabalhando bastante (dois empregos) então tem me faltado vontade de escrever, mas devido a alguns pedidos resolvi postar minha experiência com o processo de Sponsorship que fiz para minha esposa no ano passado.
Bom primeiramente... gostaria de esclarecer quem é elegível para fazer o apadrinhamento de sua amada. Segundo o governo, o sponsorship pode ser feito por cidadãos canadenses ou residentes permanentes, maior de 18 anos, que deseje apadrinhar:
- pessoa com a qual seja casada civilmente, pessoa que comprovadamente more junto com você num relacionamento marital a mais de um ano ou tenha morado com você pelo mesmo período mas estando distante de você (morando longe e não divorciado ou separado judicialmente) no momento do apadrinhamento;
- a criança que é dependente legal;
- seu pai, mãe, avô ou avó;
- seu irmão órfão, irmã, sobrinho, sobrinha, neto ou neta, com idade inferior a 18 anos, e que não esteja casado ou em uma das outras relações que podem ser devidamente comprovadas e que causam os mesmo efeitos do
casamento (no caso morar juntos e etc);
- uma criança que você pretenda adotar (adoção internacional)

No meu caso eu sou casado civilmente no Brasil com minha esposa. Eu realizei todo o processo de Quebec sozinho e logo que terminou nos casamos, então antes de viajar para o Canada foi necessário incluir minha esposa como não acompanhante no meu processo, a partir daí, eu vim sozinho para o Canada (eu já tinha emprego) e minha esposa ficou no Brasil... ficamos acordados que ela viria um mes depois com o visto de turista.
Logo que cheguei no Canada dei entrada no processo de sponsorship para ela. Tem duas maneiras de se realizar esse processo:
- Processo com a esposa dentro do Canada - Demora mais tempo pois o governo sabe que o casal e está junto, pois a preocupação deles é deixar o casal separado por muito tempo
- Processo com a esposa fora do Canada - Demora menos tempo pois o governo quer evitar que o casal fique muito tempo separado.

Eu optei pela segunda opção fiz o processo como se minha esposa estivesse "outside" Canada.
Minha esposa veio um mês depois com o visto de turista enquanto o processo de sponsor dela estava em andamento. O processo demorou em torno de 5 meses pra finalizar e esse tempo todo ela ficou comigo no Canada como turista estudando inglês.
Quando chegou o visto dela no Brasil, minha mãe mandou os todos os documentos para nossa residência no Canada e então foi necessário reentrarmos no Canada para fazer o ¨famoso" landing. Reentramos pela fronteira de Bufalo e Niagara Falls.
A grosso modo essa foi a minha experiência com o processo de sponsoship de minha esposa.

30 comentários:

Mel disse...

Ola Leandro, muito bom seu post, eu queria tirar algumas duvidas e penso que talvez possa me ajudar.
Meu marido é residente permanente, estamos iniciando o processo de sponsor que ele dará entrada no Canadá, eu ainda estou no Brasil, já fiz os exames médico que será enviado para Trinidad e Tobago, ai começa minha duvida depois disso para onde vão esses exames sendo que não será feito aqui a entrada do pedido, será que saberia me informar?
Desde já meu muito obrigada e boa sorte em terras geladas (mais promissora) rsrsrs.
Abraços!!!!

Unknown disse...

Olá Mel....
No meu caso... eu inclui minha esposa como não acompanhante ante de vim pro Canada... então foi necessário realizar os exames médicos que foram retornados para o consulado Canadense no Brasil... então quando fui dar entrada no processo de sponsor aqui escrevi uma carta dizendo que minha esposa tinha feito os exames medico e já estava em posso do Consulado Canadense no Brasil.
Não tive problema nenhum.
No seu caso...não tenho certeza... mas deveriam retornar para você os resultados.

Unknown disse...

Ola meu marido eh canadense e vamos iniciar o processo de sponsorship, nao sabemos direito por onde comecar, temos toda a documentacao comprovando a veracidade da relacao(commonlaw)e gostaria de saber tb qto tempo costuma demorar.
Agradeco mto!!E parabens pelo Blog

Unknown disse...

Olá Luciana,
Como vai?
Bom primeiramente existem duas formas de se fazer o sponsorship para esposo/esposa...
1 - Sponsor com o esposo/esposa fora do Canada
2 - Sponsor com o esposo/esposa dentro do Canada

Eu fiz o primeiro com minha esposa no Brasil...geralmente é mais rápido.. por que eles não querem separar marido e mulher... o nosso demorou 4 meses e meio... nesse meio tempo minha esposa veio como turista para o Canada... quer dizer não ficamos separados.
O segundo tipo de Sponsorship seria com você aqui no Canada... esse parece que demora um pouco mais tipo 8/9 meses... não tenho muitos detalhes desse processo...

Mel disse...

Olá Leandro tudo bem?
Meu marido já enviou os documentos necessários e meu processo vai correr via Mississauga, foi recebido lá no dia 18/09 então após isso será que demora a fazerem contato para dar alguma resposta?
Bom se eu quiser pedir o visto de turista mesmo já estando com a documentão em posse deles será que tenho que enviar todos os documentos que são pedidos no visto turista (imposto de renda, hollerites e etc) haja visto que não estou trabalhando no momento devido a essa expectativa de a qualquer momento poder estar indo em viagem?

Desde de já obrigada, abraços e felicidades!!!

Unknown disse...

Olá Mel,
Good morning from Toronto.
Respondendo suas perguntas:
1- O processo foi recebido lá no dia 18/09 então após isso será que demora a fazerem contato para dar alguma resposta?
Resposta: Em torno de 40 dias eles fazem contato informando se falta alguma coisa ou se seu marido foi aceito como sponsor, após ele ter sido aceito como sponsor seus documentos irão para o Brasil pra serem processados lá... esse processo demora em torno de 3 a 4 meses

2 - Se eu quiser pedir o visto de turista mesmo já estando com a documentão em posse deles será que tenho que enviar todos os documentos que são pedidos no visto turista?
Resposta: Sim, o visto de Turista é um processo totalmente independente do seu processo de Sponsorship,
vc preciso comprovar tudo que é necessário pra a retirada do visto de turista, inclusive comprovar que vc tem intencão de voltar ao Brasil para esperar seu processo de Sponsor terminar, apesar de ser dois processos independentes os oficiais de imigracão tem como saber que você está com outro processo além do visto de Turista... por isso sugiro que diga a verdade quando for tentar o visto de turista, redija uma carta explicando o por que do visto de Turista e comprove por A+B que você vem apenas visitar seu esposo e depois voltará ao Brasil para esperar o fim do seu processo de Sponsorship.

World of likes disse...

Olá... Será que alguem poderia me ajudar com algumas duvidas. Se alguem se abilita por favor me escrevam no e-mail fgeromel@gmail.com.
Plseeee help!!!!

Hugo Raposo disse...

Olá Leandro!
Eu me chamo Hugo Raposo e eu estou finalizando meu dossiê do processo de imigração do Québec. Lendo seu blog, identifiquei uma série de coincidências entre nossos processos. No meu caso, possuo um excelente nível de inglês e um francês no limiar entre o nível básico e intermediário. O grande problema do meu processo é que minha esposa tem um nível de inglês básico e absolutamente nada de francês. Apesar de tudo, tivemos uma resposta favorável em todas as simulações que fizemos, graças a uma série de outros fatores e bonus. Diante de tudo isto, estou avaliando seriamente a possibilidade de aplicar sozinho no processo de Quebec e patrociná-la posteriormente após a obtenção do visto permamente. Estou com receio do entrevistador insistir demais nas perguntas para ela e isto prejudicar a avaliação do processo como um todo. Que conselhos você me daria? Você acha que os resultados poderiam ser melhores?


Abraços
Hugo Raposo

Aline disse...

Olá Leandro!
Meu marido possui residância permanente no Canadá, e vamos dar entrada no meu pedido da mesma forma que você fez. Estou no Brasil e vamos usar o processo "outside", e vamos tentar um visto de turismo pra mim também. Nossa dúvida é como comprovar meu vínculo com o Brasil, porque trabalho como autônoma e só tenho uma pós de faço a distância que seria útil. Estive no Canadá 4 meses, voltei dentro do prazo estipulado...mas ainda não era casada com ele. O que vocês usaram para comprovar vínculos da sua esposa com o Brasil?
Agradeço desde já, seu comentário foi muito útil para nós!!!
Obrigada!!!

Aline disse...

Oi Leandro!
Eu e meu marido vamos entrar com meu processo em novembro e fazer exatamente o que você fez...pedir um visto para eu visitá-lo. Estamos com dúvida em como comprovar que vou voltar para o Brasil quando o prazo acabar. Como vocês comprovaram o vínculo de sua esposa no Brasil? Gostaria de seu conselho. Obrigada!

Marilia Beltrame disse...

Ola Leandro, quero fazer o sponsor mas nao sei se vale mais a pena na questao de gastos com taxas ele fazer um processo separado ou eu fazer o sponsor pra ele. Voce poderia me dizer quanto gastou alem das taxas iniciais de 475+75? Pq o processo normal pagamos a taxa de abertura 490, mais 1010, exames medicos e mais uma taxa que nao lembro bem o que era. Obrigada pela ajuda. Mariia

Amor verdadeiro So de Deus..... disse...

Primeiro do que todo dei entrada no visto por duas vezes e foi negado eles alegaram falta de documento que comprovase que eu voltaria para o brasil, agora eu tenho um filho com meu noivo que ele é canadence.
ESTOU PARA ME CASAR COM ELE EM JANEIRO AQUE NO BRAZIL, O QUE EU QUERIA SABER É SE DEPOIS QUE EU ME CASAR POSSO VIAJA COM ELE.. ja que vou ter um docomento que prova que estou casada com ele... espero anciosa sua resposta....... angela

por favor me responda

Amor verdadeiro So de Deus..... disse...

Primeiro do que todo dei entrada no visto por duas vezes e foi negado eles alegaram falta de documento que comprovase que eu voltaria para o brasil, agora eu tenho um filho com meu noivo que ele é canadence.
ESTOU PARA ME CASAR COM ELE EM JANEIRO AQUE NO BRAZIL, O QUE EU QUERIA SABER É SE DEPOIS QUE EU ME CASAR POSSO VIAJA COM ELE.. ja que vou ter um docomento que prova que estou casada com ele... espero anciosa sua resposta....... angela

por favor me responda

Amor verdadeiro So de Deus..... disse...

você poderia me falar qual são documentos necessario para obter este visto sponsorship

Unknown disse...

Olá Fiesta Latina...
Todos os documentos que você vai precisar para os sponsorship estâo aqui
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/sponsor/spouse-apply-who.asp

Unknown disse...

Olá Marilia....o valor das taxas a serem pagas é:
Sponsorship application (per application) $75.00
Principal applicant: $475.00
Principal applicant, if less than 22 years of age and not a spouse or common-law partner (including a dependent child of the sponsor, a child to be adopted and an orphaned brother, sister, niece, nephew, or grandchild) $75.00
A family member of the principal applicant who is 22 years of age or older, or is less than 22 years of age and is a spouse or common-law partner $550.00
A family member of the principal applicant who is less than 22 years of age and is not a spouse or common-law partner $150.00

Portanto se não tiver filhos o total será: 475+75+550 = CAD$1100

Anônimo disse...

Leandro, boa tarde.

Lendo seu blog tenho algumas perguntas que pra mim fazem toda diferença, meu noivo esta viajando agora em Abril, e eu já estou estudando francês para fazer o novo teste que é exigido agora.
Depois de todas essas mudanças você tem alguma novidade a respeito de Sponsorship? Na verdade não penso em ir pra lá esperar que o processo acabe, quero esperar tudo daqui mesmo e fazer os testes de inglês e francês como se fosse dar entrada no processo sozinha, mas, porém, fazendo como sponsor provavelmente o gasto será menor e bem mais rapido.
Sua esposa ficou com o Visto de trabalhadora qualificada?
Se puder responder ficarei muito granta! :D

Aguardo contato: deboracristovam@hotmail.com

Unknown disse...

Olá Debs
Sim... o gasto e o tempo são menores no processo de sponsorship... e vc terá o mesmo visto (Permanent Resident) que se vc tivesse feito o processo sem sponsor... ou seja... vc terá todos os direitos de um cidadão canadense... sem direito a voto e a passporte
Um Abraço

Anônimo disse...

Ótimo então.
Nosso medo seria esse, eu não ficar com o visto para conseguir emprego na minha área (ADM), e ter todos os direitos de estudo e afins.

Neste caso você deu entrada nos papeis de sua esposa daqui do Brasil, positivo?
Vou ver com ele o que é melhor fazermos pois ele ainda não está com emprego certo, ele é da área de TI!
Muito obrigada.

Juliana Camilo disse...

Olá Leandro,
Meu noivo tem residencia permanente há mais de 4 anos, depois de 3 anos morando em Montreal ele voltou pro Brasil para ficar comigo. Mas agora queremos nos casar e morar lá. Estamos em duvida: casar aqui no Brasil, ele voltar pro Canada e iniciar o processo de sponsor ou eu solicitar visto de cônjuge para ir com ele e casarmos lá. No caso de casarmos lá, mesmo assim vou precisar ser apadrinhada por ele?
O que acha que seria melhor/garantido e mais fácil/rápido?
Já pesquisei sobre o visto de cônjuge e não achei quase nada...
Para eu ser apadrinhada, preciso ter os mesmo requisitos de um imigrante normal?
Se puder nos ajudar, agradeceremos muito, porque não sabemos mais o que fazer!

Unknown disse...

Olá Juliana
Como vai?
Com relação onde casar... depende de onde vc aplicaria para o Sponsorship... por exemple se vc for aplicar do Canada... seria melhor já casar no Canada.
Quando fiz o Sponsor da minha mulher... era mais rápido... fazer com ela no Brasil.. nosso processo demorou 5 meses
Para ser apadrinhada não é necessário ter os mesmo requisitos de um imigrante normal... basta ser casada com o Sponsor ou ter uma relação estável... e vc terá todos os direitos do seu esposo.
Qualquer duvida estamos ai.

Anônimo disse...

A mais nova novidade!

(http://www.cic.gc.ca/english/department/media/releases/2012/2012-03-02.asp)

Boa sorte pra nós.

Vivian disse...

Olá Leandro! Agradeço muito por ter compartilhado a sua experiencia com processo de sponsorship de sua esposa. Pois eu e meu marido iremos tentar também fazer esse processo e estamos com algumas dúvidas e se puder, vc poderia nos ajudar. Meu marido é residente permanente, na época que ele deu entrada no processo de imigração, ele estava com um relacionamento estável com a ex-namorada dele, portanto, ambos deram entrada no processo como trabalhadores qualificados sendo a ex-namorada a conjugue de fato. Após finalizar todo o processo e já com os vistos de residentes permanentes, o relacionamento entre eles terminou. Após alguns meses, conheci meu marido e ele já era residente permanente e estava com a data agendada para imigrar para o Canadá sozinho. Mesmo assim, resolvemos arriscar o nosso relacionamento e ver o que dá. Ele foi para o Canadá e eu fiquei no Brasil. Ele morou lá acerca de dois meses, porém a saudade apertou e ele voltou para o Brasil porque não estávamos conseguindo manter o nosso namoro à distãncia. Ao chegar no Brasil, conversamos e decidimos nos casar para então ir junto para o Canadá.
Casamos em outubro de 2011 e agora estamos pensando em ir para o Canadá em Junho de 2012. Eu, como turista, e ele como residente permanente. Ao chegar no Canadá, iremos dar entrada no processo de sponsorship para mim. Porém, como ele fez, inicialmente, o processo todo com a ex-namorada, vc sabe se isso inviabiliza o meu processo de sponsorchip? Ele tem que providenciar alguma documentação para informar a separação com a ex? Ou o desligamento do conjuge é automático no caso de separação?
Caso puder nos ajudar, agradeço muito, pois o nosso caso parece ser tão atípico que eu não estou encontrando nada de informação à respeito disso. Obrigada.

Unknown disse...

Ola! Meu nome e Livia e moro na provincia de Alberta com meu noivo que e canadense. e a segunda vez que entro no pais com o visto de turista e csempre cumpro os prazos estipulados para retorno. Vamos no casar em Outubro, 3 dias antes do meu visto de turista acabar. Queria um conselho, voce acha que damos entrada no proscesso do visto permanete aqui no canada ou no Brasil? Estamos pensando em passar 2 meses no Brasil a partir de novembro. Preciso extender meu visto de turista apos o casamento? cerca de 1 mes? Muito obrigada!!

Unknown disse...

Olá Livia,
Essa é uma decisão dificil, mas basicamente dar entrada no processo pelo Brasil é geralmente mais rápido do que dar entrada no processo pelo Canada, pois eles assumem que o casal está separado quando o processo e aberto no Brasil.
Com relação ao visto de turista... é necessário que você renove em caso de abrir o processo pelo Brasil.. comprovar que tem a intenção de apenas passear no Canada e voltará pra esperar o termino do processo no Brasil.
No meu caso minha esposa não voltou e ficou como turista aqui e depois quando saiu o visto ela foi ao Brasil pra buscar.
Espero que tenha ajudado

Unknown disse...

ola, minha esposa e residente no canada a uns 5 anos, quando ela foi pra la eramos so namorados, ela volto e tivemos um filho, porem n nos casamos por que n conseguimos a certidao atualizada dela e fizemos um contrato de uniao estavel ha 2 anos, ela volto ao canada agora pra renovar a residencia dela e levou meu filho para aplicar pra ele, ela pode aplicar pra min so com o contrato de uniao estavel?

Unknown disse...

ola, minha esposa e residente no canada a uns 5 anos, quando ela foi pra la eramos so namorados, ela volto e tivemos um filho, porem n nos casamos por que n conseguimos a certidao atualizada dela e fizemos um contrato de uniao estavel ha 2 anos, ela volto ao canada agora pra renovar a residencia dela e levou meu filho para aplicar pra ele, ela pode aplicar pra min so com o contrato de uniao estavel?

Unknown disse...

Falaa Leandro, Blz?

Meu caso é parecido com o seu. Iniciei o processo de imigração sozinho.. durante o processo conheci minha noiva e pretendemos nos casar no civil ainda este ano. Estou aguardando a solicitação dos meus exames médicos e acredito que até o fim deste ano esteja tudo pronto pra eu ir pro Québec. Como devo proceder pra conseguir o visto de residente permanente pra ela tbm? Seria melhor lá no Canadá ou inserir ela no meu processo ainda aqui no Brasil? se pudesse gostaria de tirar algumas dúvidas contigo.

Msn: viniciusvaladares@hotmail.com
skype: viniciustrindadevaladares

Valeu. Abração.

Jéssica disse...

Ola Leandro..
A familia do meu namorado aplicou para o processo de sponsorship para familia toda( pais e irmaos), minha cunhada ja é canadense entrou como sponsor.. Isso ja faz 3 anos e a imigraçao finalmente entrou em contato solicitando que fosse atualizada toda documentaçao, solicitando fotos e preenchimento de alguns forms. Entregamos tudo essa semana. Gostaria de saber se voce sabe qual o prazo medio de espera após a entrega dessa documentaçao. Quando a imigraçao entra em contato depois de todos esses anos de espera, significa que esta perto do processo ser finalizado?
Agradeço muito! abraços, Jéssica

Jéssica disse...

Ola Leandro..
A familia do meu namorado aplicou para o processo de sponsorship para familia toda( pais e irmaos), minha cunhada ja é canadense entrou como sponsor.. Isso ja faz 3 anos e a imigraçao finalmente entrou em contato solicitando que fosse atualizada toda documentaçao, solicitando fotos e preenchimento de alguns forms. Entregamos tudo essa semana. Gostaria de saber se voce sabe qual o prazo medio de espera após a entrega dessa documentaçao. Quando a imigraçao entra em contato depois de todos esses anos de espera, significa que esta perto do processo ser finalizado?
Agradeço muito! abraços, Jéssica